Ontem começou-se a confiar as paredes por fora e o electricista já aplicou um tubo dentro da armação de ferro a onde irá passar os fios para as tomadas, e que ficará dentro dos muros de betão para evitar a abertura mais tarde de roços no betão e não cortar a armação de ferro que os ferreiros fizeram.
Já começou a fazer-se a confrangem do muro da cave. Mas isto dá muito trabalho e ainda vai demorar.
Para já estou surpreendido pois não pensava que isto levasse tanto ferro.
Entretanto começaram a chegar as "gravatas" (estribos helicoidais de ferro que vão ajudar a suportar as tábuas com o peso do betão). Estribos estes que são fixados com cunhas.
O Sr. José Mosca foi comprar umas peças de plástico em forma de estrela que vão ajudar a que a armação de ferro fique aprumada pelas tábuas de madeira acima fazem assim com que o ferro fique sempre com 2,5cm da face do muro de betão. Evitando assim que com a dilatação do ferro não apareça fissuras e que o ferro não fique muito perto da face evitando a sua oxidação e possível aparecimento de pontos de ferrugem no muro.
Aqui dá para ter um ideia da quantidade de distanciadores que o muro leva. Que vão ajudar os painéis de madeira a suportar o peso do betão usados para encaixar os estribos. E estes painéis de madeira são ainda banhados com óleo de descofragem para se conseguir tirar com mais facilidade depois da colagem do betão.